Um grupo de manifestantes ligados ao Movimento do Luto a Luta, ao DCE da UFSM e ao Coletivo Juntos entregou um presente ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB). O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira em frente ao prédio da SUCV, sede do governo municipal.
Como protesto, os integrantes da manifestação entregaram uma carta pedindo que o prefeito deixe a cidade e renuncie ao cargo. Em anexo à correspondência, havia uma passagem de ônibus para Porto Alegre, só de ida, datada para o dia 31 de dezembro.
Durante o ato, que também teve a presença de miliantes do PSol, entre eles Tiago Aires (que foi candidato a prefeito pela sigla), houve uma discussão entre o grupo de manifestantes e funcionários da prefeitura. Até às 15h45min desta sexta-feira, a prefeitura ainda não havia comentado o assunto. Confira abaixo, a íntegra da carta assinada por Flávio Silva, que é integrante do Movimento do Luto à Luta.
A carta:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR (ex) PREFEITO MUNICIPAL DA
CIDADE DE SANTA MARIA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
César Augusto Schirmer
FLAVIO JOSÉ DA SILVA, brasileiro, casado, portador do Título Eleitoral n° 016595030434, zona 135, Seção 183, domiciliado e residente no Município de Santa Maria, na Rua Felipe Schirmer, n° 96, munícipe eleitor, Representante do Movimento do Luto a Luta, juntamente com o DCE _ UFSM e o Coletivo JUNTOS, vem à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos arts. 23, 24 e 25 da Lei Orgânica do Município de Santa Maria (LOMSM), informar e ao final Convidá-lo:
A imprensa de Santa Maria tem informado que há a possibilidade de Vossa Excelência renunciar ao cargo de Prefeito ainda em dezembro de 2013 e mudar-se para Brasília.
É importante informar que Vossa Excelência já renunciou a muito tempo aos deveres e obrigações que o cargo lhe impunha, e que tal renuncia causou e continua causando graves problemas para a cidade e seus moradores.
Diante disso, e para que não seja por falta de convite, estamos convidando-o enfaticamente a se retirar.
E para que não seja também por falta de passagem, estamos juntando em anexo uma passagem para Porto Alegre para o dia 31 de Dezembro de 2013, aí já na capital, a uma boa distância de Santa Maria, Vossa Excelência fica livre para decidir se vai para Brasília ou para o Oiapoque.
O (des) governo de Vossa Excelência já está contaminado, mas ao menos poderemos começar o ano de 2014 com uma ótima notícia.
Para encerrar, independentemente de quando Vossa Excelência for, já irá tarde!